Doe Beaga - Redação
Bandas mineiras vão fazer lives e arrecadar fundos para a Apae e Santa Casa BH

Projeto Doe Beagá permitirá que artistas recebam pelas apresentações e que público faça doações para instituições.
Em matéria de música, Belo Horizonte é terra de frutíferas e bem-sucedidas histórias. Berço que embalou longevos movimentos vanguardistas, como o Clube da Esquina, e bandas de renome nacional e internacional, como o Skank e o Sepultura, a cidade soube associar atos de solidariedade à vocação. No último ano, por exemplo, uma série de quatro eventos de muito rock'n'roll arrecadou, por meio de ingressos sociais, nada menos que 20 toneladas de alimentos não perecíveis.
Com a pandemia do novo coronavírus, no entanto, a capital de Minas precisou interditar seus palcos e se adequar às recomendações de isolamento social preconizadas por autoridades sanitárias. Ainda assim, o elo entre música e boas ações não se perdeu - e se adaptou ao atual contexto de emergência de saúde.
Assim surgiu o Doe Beagá, projeto apoiado por O Tempo e pela rádio Super Notícia 91,7 FM que reúne bandas mineiras para live shows transmitidos por meio de redes sociais. A série de apresentações, que tem pontapé inicial nesta quinta-feira (16), permitirá que o público faça doações aos artistas e também a duas instituições - a Apae Belo Horizonte, que dedica atenção nas áreas de assistência social, educação e saúde a cerca de 1.700 pessoas com deficiência e seus familiares, e a Santa Casa BH, maior complexo hospitalar de Minas Gerais, onde aproximadamente 15 mil pessoas circulam diariamente.
Uma mão lava a outra
O produtor cultural Gipson Mol lembra que, diante da pandemia da Covid-19, músicos viram shows sendo cancelados e perderam renda. Por outro lado, entidade
s passaram a demandar por doações. Foi juntando as duas pontas que ele criou o Doe Beagá. "Procurei as duas instituições, que têm credibilidade, que são idôneas, e manifestei a ideia. Com a aprovação, fui falar com as bandas, que também abraçaram a causa", explica.
Mol adianta que a agenda de shows é extensa e que bandas já reconhecidas aderiram ao projeto, como a belo-horizontina Tianastácia. "O mais interessante é que os artistas estão entendendo que podem se ajudar e ajudar as instituições", salienta.
Ele explica que, durante as transmissões, um QR Code levará a audiência até um site. Nele, o público poderá optar por fazer a doação para a banda ou para as entidades. Mol completa que a Apae e Santa Casa BH vão fazer a retirada de acordo com a necessidade de cada uma delas.
"Nossa missão é a sua missão: captar recursos para suprir as necessidades básicas de mais de 22 mil pessoas diariamente. Esses recursos irão resultar em alimentos, medicamentos, mobiliários, custeio profissionais e demais despesas para manter em funcionamento as instituições apoiadas", explica o Doe Beagá em seu portal na internet.
Veja o calendário de lives já agendadas:
Dia 16/04 - Quinta-feira - 19 horas
Banda: Mosh Lab
Estilo: Rock, Rockabilly
Transmissão: Instagram
Dia 17/04 - Sexta-feira - 19 horas
Banda: Tania Azze
Estilo: Rock, Jazz e Blues
Transmissão: Instagram
Dia 18/04 - Sábado - 18 horas
Banda: Seu Madruga
Estilo: Cover ACDC Transmissão: Youtube
Dia 19/04 - Domingo - 14 horas Banda: Deixa Comigo
Estilo: Pagode Retrô Transmissão: Youtube Dia 19/04 - Domingo - 19 horas Banda: Lurex Estilo: Cover Queen Transmissão: Youtube
Dia 23/04 - Quinta-feira - 20 horas Banda: Locomotive Estilo: Cover Guns 'n' Roses Transmissão: Instagram Dia 23/04 - Quinta-feira - 20 horas Banda: Bonnie & Clyde Rock Band Estilo: Clássicos do Rock Transmissão: Instagram Dia 30/04 - Quinta-feira - 20 horas Banda: Rockstrela Estilo: Rock anos 80 Transmissão: Youtube Acompanhe o Doe Beagá pelo Instagram, clicando neste link, ou acesso o site do projeto, clicando aqui.
Matéria reproduzida do O Tempo, feita por ALEX BESSAS 14/04/20 - 18h31. Link: https://www.otempo.com.br/cidades/bandas-mineiras-vao-fazer-lives-e-arrecadar-fundos-para-a-apae-e-santa-casa-bh-1.2324738