



INSTITUIÇÕES
1

APAE-BH
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte – APAE BH foi fundada em 1961 e hoje atende a 1700 pessoas com deficiência e suas famílias, nas áreas de assistência social, educação e saúde.
A APAE BH atua na defesa de direitos e no apoio à família e está presente em todo o ciclo de vida das pessoas com deficiência, desde a infância até a velhice, por meio de diversos serviços e programas. São eles:
Escola Oficina Sofia Antipoff, que oferece os anos iniciais do Ensino Fundamental para crianças a partir dos 6 anos, e Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais e finais, para pessoas com mais de 15 anos.
Centro Dia, que desenvolve ações em diversas ambiências, direcionadas a jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados.
Serviço de Acolhimento Institucional, também conhecido como Casa Lar, acolhe e promove a construção progressiva da autodeterminação, inclusão social e desenvolvimento das capacidades adaptativas para a vida diária e prática de seus moradores, que são pessoas com deficiência oriundas da antiga Febem.
Atualmente, a APAE BH possui 8 casas lares, que atendem ao todo a 50 pessoas que já não possuem mais nenhum tipo de vínculo familiar.
O Atendimento em Domicílio promove atendimento especializado domiciliar a usuários com deficiência, idosos com algum grau de dependência e suas famílias, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos comprometendo independência e o desenvolvimento da sua autonomia.
O programa Trabalho, emprego e renda – TER da APAE BH proporciona às pessoas com deficiência intelectual e múltipla conhecimentos básicos sobre o mundo do trabalho, abordando as habilidades e atitudes laborais e gerando oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho.
A Clínica Intervir oferece atenção integral à saúde e à qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual e múltipla/autismo. Com atendimentos personalizados nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional. Psicologia e terapia Pedia Suit, oferece inovação tecnológica e reabilitação em diversos contextos durante seu ciclo de vida. A Clínica estimula a capacidade funcional e o desempenho humano dos usuários, contribuindo para sua inclusão social e prevenindo agravos que determinam o surgimento de deficiências. Os atendimentos são realizados desde o nascimento até a idade adulta e o envelhecimento, e contemplam os usuários atendidos em todos os setores da APAE-BH e, também, aqueles encaminhados pelos Centros de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (SUS).
O CER IV – Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira, localizado em Contagem/MG, oferece serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências, com profissionais altamente capacitados, técnicas inovadoras e equipamentos de última geração, como o primeiro Parque Multissensorial do estado. O Centro oferece atendimento individual, em grupo e acompanhamento às famílias, com abordagem transdisciplinar e conta com profissionais das especialidades de Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Pedagogia.
Em 2018 foram 44.658 atendimentos na área da Assistência Social.
43.251 atendimentos na área da saúde.
800 horas/aulas na Escola Oficina Sofia Antipoff
Saiba mais em https://apaebh.org.br/
2

SANTA CASA BH
SANTA CASA BH, UMA VERDADEIRA CIDADE HOSPITALAR
A Santa Casa BH é o maior complexo hospitalar de Minas Gerais e ocupa um terreno com 52.526 metros quadrados de construção. É a maior prestadora filantrópica de serviços ao Sistema Único de Saúde em Minas Gerais e, no Brasil, ocupa o 4º lugar em volume de internações de pacientes SUS.
Cerca de 15 mil pessoas circulam diariamente na instituição. Seu fluxo diário de pessoas é maior do que a população de 70% dos municípios mineiros.
Atuando em 35 especialidades médicas, a Santa Casa BH possui cerca de 1.000 leitos 100% SUS, sendo 170 leitos de UTI (o maior número de leitos, em um único hospital, no País), além de 19 salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade.
Essa “cidade hospitalar” realiza por mês 3400 internações. Pacientes de 725 municípios mineiros (85% dos municípios do estado) foram admitidos, em 2018, para internação clínica e cirúrgica, confirmando a importância da instituição nos atendimentos de saúde dos mineiros. Além disso, atendeu 59 outras cidades de outros estados brasileiros.
COMPARANDO O NÚMERO DE PESSOAS QUE CIRCULAM DIARIAMENTE NO HOSPITAL (15 MIL/DIA), ELE SERIA O MUNICÍPIO DE GRÃO MOGOL, NO NORTE DE MINAS.
POR ANO, SÃO MAIS DE 2,6 MILHÕES DE ATENDIMENTOS, O EQUIVALENTE À POPULAÇÃO DE BELO HORIZONTE.
PROMOVENDO DE FORMA SUSTENTÁVEL O ATENDIMENTO INTEGRAL E HUMANIZADO A MILHÕES DE PESSOAS, O MAIOR HOSPITAL 100% SUS DE MINAS GERAIS REALIZOU, EM 2018:
2.658.484 ATENDIMENTOS
25.774 CIRURGIAS
423.047 CONSULTAS
2.168.855 EXAMES
40.808 INTERNAÇÕES
Para se ter ideia da dimensão desse atendimento, a população considerada rural no Estado de Minas Gerais é de cerca de 2.882.114 habitantes (Censo Demográfico de 2010).
Saiba mais em http://santacasabh.org.br/